Unidade Recife – PE

Whatsapp
(81) 98265-0101

Unidade Fortaleza – CE

Whatsapp
(85) 99163-6739

Unidade Anápolis – GO

Whatsapp
(61) 99695-7807

Unidade Brasília – DF

Whatsapp
(61) 99862-7578

Dependência química: o tratamento adequado para o seu familiar

Dependência química

Tratamentos Especiais

A dependência química é o estado psicológico e físico que resulta da utilização de alguma substância que altera a percepção, realidade e o comportamento humano, de modo a comprometer, em algum momento, suas relações sociais, pessoais e profissionais.

Ainda que existam padrões considerados como uso experimental, recreativo ou ocasional, é importante considerar que a dependência química surge de uma série de fatores menores, até se tornar um problema gravíssimo, podendo ser necessária a utilização de uma clínica de recuperação em alguns casos.

Por isso, é importante o acompanhamento e a busca por ajuda profissional e qualificada o quanto antes, uma vez que a dependência química pode afetar a saúde física, mental e a capacidade de interação do usuário. 

Em alguns casos extremos, a dependência pode levar o usuário a óbito.

O que é dependência química?

De acordo com a OMS, a dependência química afeta cerca de 28 milhões de pessoas no Brasil e pode ser compreendida a partir de algumas características comuns, como por exemplo:

  • Tolerância: quando o dependente químico precisa de doses maiores para sentir o efeito;
  • Abstinência: quando há a necessidade de consumir novamente, devido ao impacto negativo do período sem uso;
  • Constância: quando há consumo por maior tempo ou frequência;
  • Descontrole: quando o desejo de uso não pode ser contido;
  • Antissociabilidade: Redução do círculo social devido ao uso de uma substância (legal ou ilegal);
  • Persistência do uso: quando há continuidade, mesmo com prejuízos clínicos;
  • Rotina: quando se tem um enorme tempo gasto para a obtenção da substância.

Em resumo, a dependência química é um problema crônico que oferece sérios riscos clínicos e de ordem emocional a uma pessoa, precisando ser tratada o quanto antes.

Qual tratamento para um dependente químico?

Como a dependência química é um problema que abrange vários fatores e influencia diferentes aspectos, o tratamento deve ser individualizado, humanizado e considerar cada dependente como único. 

Em outras palavras, não é possível determinar um tratamento padrão que seja assertivo para qualquer dependente.

Contudo, existem abordagens que se mostraram eficientes no tratamento, e se combinadas de maneira personalizada, terão maiores chances de recuperação de um dependente químico. Alguns exemplos que podemos citar são:

  • Acompanhamento biopsicossocial que desperte no usuário a noção da dependência química como doença e a importância de tratá-la;
  • Terapia psicológica e/ou psiquiátrica, que considere a jornada da pessoa e avalie sua capacidade de lidar com o problema a longo prazo;
  • Medicamentos fitoterápicos específicos para cada tipo de patologia, a fim de minimizar os impactos de remédios tradicionais no organismo de um dependente químico;
  • Capacidade de inserir uma equipe multidisciplinar no tratamento, como por exemplo: médicos, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, educadores, terapeutas, enfermeiros e auxiliares.

E são essas abordagens humanizadas, juntamente com o convívio familiar, que o tratamento de dependência química é conduzido pelas Clínicas Virtude.

Clínica de recuperação para dependentes químicos

Se você busca uma clínica de recuperação para a dependência química de um familiar ou amigo, saiba que você pode contar com a estrutura especializada e humanizada das Clínicas Virtude

Nosso objetivo é utilizar os principais recursos da moderna psiquiatria a fim de cuidar de pacientes e proporcionar conforto aos familiares. Por isso, disponibilizamos consultas e tratamentos ambulatoriais, hospital dia, remoção em UTI móvel e internação psiquiátrica. 

Tudo isso com uma equipe multiprofissional de especialistas em saúde mental e com abordagens de sucesso no cuidado de dependentes químicos.

Com unidades em Fortaleza, Recife, Brasília e Anápolis, as Clínicas Virtude valorizam a dignidade humana, respeitam a subjetividade e apostam na integralização e personalização dos tratamentos terapêuticos. Se precisar falar conosco, é só entrar em contato que estamos prontos para atendê-lo!