Unidade Recife – PE

Whatsapp
(81) 98265-0101

Unidade Fortaleza – CE

Whatsapp
(85) 99163-6739

Unidade Anápolis – GO

Whatsapp
(61) 99695-7807

Unidade Brasília – DF

Whatsapp
(61) 99862-7578

Clínica de recuperação feminina: aprenda como encontrar a melhor

Clínica de recuperação feminina

Uma clínica de recuperação feminina é um espaço de acolhimento e tratamento para mulheres em assuntos que se relacionam com os diversos transtornos psiquiátricos. 

Além disso, o ambiente também se dedica aos cuidados com dependência química, alcoolismo e outros problemas psicossociais, tais como depressão, transtorno bipolar do humor, etc.

Confira nesse artigo a importância da recuperação psiquiátrica feminina e como escolher a melhor clínica de recuperação. Boa leitura!

Recuperação psiquiátrica feminina

De acordo com um estudo da Fiocruz de 2020, no Brasil são mais de 5 milhões de usuários de drogas ilícitas e 2,3 milhões de dependentes de álcool.

Entre as mulheres, percebeu-se um padrão de consumo de maior quantidade em menor tempo. Essa atitude as tornam mais predispostas que os homens a se tornarem dependentes.

No corpo feminino, as drogas lícitas ou ilícitas causam problemas sérios em relação à amamentação, ciclo menstrual, fertilidade e gravidez. Isso também afeta diretamente a produção hormonal.

Dentre os principais motivos que levam as mulheres a procurar por drogas estão, de modo geral, a insatisfação com a vida que levam. Esse cenário é diferente da alta proporção masculina que enxerga os psicotrópicos como diversão.

Desse modo, há uma análise comportamental e psicológica muito importante a se fazer. As mulheres correspondem a cerca de 65% dos usuários de tranquilizantes e remédios controladores de ansiedade, que, a longo prazo, podem também causar distúrbios e dependência.

Por isso a importância de uma clínica de recuperação feminina, que entenda o contexto social a partir das especificidades de cada gênero.

Como escolher a melhor clínica de recuperação feminina

A decisão por uma clínica de recuperação feminina precisa considerar, primeiramente, a capacidade da instituição de avaliar de forma individual e humanizada o caso da mulher dependente.

Nesse sentido, na maioria dos casos, a dependência química é um fator resultante de um processo de desgaste emocional. Em outras palavras, o uso de drogas costuma não ser o problema em si, e sim a forma como a mulher decidiu resolver a questão que a aflige.

No caso do vício em remédios para ansiedade ou tranquilizantes, por exemplo, os estudos mostram que seu uso começa como uma possível solução para ansiedade e depressão. 

Contudo, o longo período de utilização – e o fato que as mulheres recorrem a eles duas vezes mais do que os homens – pode transformar a situação em um vício.

Nessa mesma linha, as drogas ilícitas possuem maior capacidade de transformar mulheres usuárias em dependentes, devido à anatomia feminina, de menor peso e resistência.

Logo, uma clínica de recuperação feminina precisa ser capaz de considerar todos esses fatores a fim de escolher pelo tratamento mais efetivo. Confira abaixo algumas opções.

Clínica de recuperação feminina evangélica

As clínicas de recuperação feminina evangélica são aquelas que, além dos procedimentos e tratamentos médicos, utilizam os preceitos e dogmas religiosos no tratamento. 

Nesse sentido, o acompanhamento psicológico considera a doutrina das religiões cristãs protestantes – onde o ensino é embasado apenas na Bíblia – com o intuito de que a recuperação da paciente seja apoiada também na fé em Deus.

É importante considerar que, de acordo com um estudo do Instituto Dante Pazzanese, a prática regular de atividade religiosa tem impacto na cura e melhora de doenças e comorbidades. 

Contudo, é preciso atenção quando uma clínica de recuperação feminina utiliza apenas esse recurso, sem validar as práticas científicas dos tratamentos psiquiátricos e psicológicos.

Centro de recuperação feminino para dependentes químicos

dependentes químicos

Existem centros ou clínicas de recuperação feminina com foco na dependência química, seja ela de drogas lícitas ou ilícitas. Nesses casos, os recursos terapêuticos consideram a possível reabilitação de mulheres a fim de reintegrá-las à sociedade.

Para isso, o tratamento conta com profissionais multidisciplinares e procedimentos farmacológicos, psiquiátricos e psicológicos.

Atividades de entretenimento e grupos para compartilhar experiências são outros recursos que podem também favorecer a recuperação de mulheres dependentes químicas que buscam uma clínica.

Internação de mulheres por uso de álcool

Ainda que seja uma droga lícita de maior consumo e aceitação, o álcool é responsável por uma parcela grande de dependentes em clínicas de recuperação feminina. De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo excessivo de bebidas alcóolicas entre mulheres subiu, na última década, de 10,6% para 13,3%.

Assim como no caso das drogas ilícitas, o álcool tem um dano mais nocivo entre as mulheres, haja vista elas apresentarem menor quantidade de água no corpo. 

Dessa forma, mesmo bebendo de forma equivalente aos homens, elas tendem a se embriagar mais rápido e se viciar em menor tempo.

Em longo prazo, além de doenças crônicas também comuns a homens, como por exemplo, cirrose e hepatite alcoólica, a mulher pode desenvolver lapsos de memória e aumentar em até 9% a chance de câncer de mama do que mulheres que não ingerem álcool.

Por esses motivos, a internação de mulheres por uso de álcool em clínicas de recuperação se fazem pontuais e importantes.

Clínicas Virtude na recuperação feminina

Se você busca uma clínica de recuperação feminina, saiba que você pode contar com a estrutura especializada e humanizada das Clínicas Virtude. Possuímos os principais recursos da moderna psiquiatria a fim de cuidar de pacientes e proporcionar conforto aos familiares.

Por isso, disponibilizamos consultas e tratamentos ambulatoriais, hospital dia, remoção em UTI móvel e internação psiquiátrica. 

Tudo isso com uma equipe multiprofissional de especialistas em saúde mental e com abordagens de sucesso no cuidado de dependentes químicos.

As Clínicas Virtude atuam nesse ramo como instituição referência há 8 anos, proporcionando uma rede de cuidados integrados que contemplam ambulatório, internação e hospital. 

Além disso, há uma preocupação com recursos terapêuticos que possibilitam a promoção da saúde e da reabilitação de mulheres e homens.

Com unidades em Fortaleza, Recife, Brasília e Anápolis, as Clínicas Virtude valorizam a dignidade humana, respeitam a subjetividade e apostam na integralização e personalização dos tratamentos terapêuticos.

Se você necessita de internação para algum familiar, estamos prontos para atendê-lo da maneira mais profissional e ética possível.

Compartilhe esse conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Categorias

Postagens Semelhantes