Depressão

Depressão

A depressão é um transtorno psicológico que se caracteriza principalmente por uma tristeza recorrente. Entretanto, ela não é apenas um estado de tristeza, alguns pacientes, inclusive, relatam não apresentar esse sentimento, mas sim a falta de prazer em realizar as atividades do dia a dia, como trabalhar, estudar etc. Geralmente, os pacientes relacionam essa perda de interesse e de prazer a um estado de cansaço exagerado. Alguns sintomas:
  • Humor depressivo;
  • Isolamento social;
  • Ansiedade;
  • Alterações no apetite;
  • Alterações no sono;
  • Sentimentos de inutilidade;
  • Entre outros.

Sobre o Tratamento

Tratamento Voluntário
Nossa equipe multidisciplinar especializada em Saúde Mental promove um suporte psicoterapêutico com acompanhamento psicológico, farmacológico, cuidados de enfermagem, oficinas de habilidades, grupos terapêuticos e assistência médica clínica e psiquiátrica. O objetivo é auxiliar o paciente na recuperação de sua autonomia funcional, viabilizando o retorno às suas atividades rotineiras e ao convívio social. Cada paciente é acompanhado por um profissional de referência, que irá desenvolver um projeto terapêutico de acordo com as necessidades e demandas individuais. A frequência do atendimeto varia conforme o caso e o momento de cada paciente. A participação da família dentro do contexto do tratamento é de fundamental importância.

Tratamento em modalidade de Internação
A internação para pacientes com depressão é uma decisão dolorosa para a família, mas pode se tratar, em estágios mais avançados, de uma questão de vida ou morte. Dessa forma, em situações em que se constata um considerável risco de suicídio e perigo às vidas de outras pessoas, é difícil imaginar forma mais eficiente de tratamento, considerando-se que outras vias tais quais remédios e terapias podem exigir um tempo mínimo para que seus efeitos sejam manifestados. Sendo assim, neste período pode ser requerida uma internação, para que o paciente seja acompanhado com profissionais da área da saúde mental como psiquiatras e psicólogos, associando a uma série de atividades terapêuticas que ajudam na recuperação.

Entre em contato conosco

Clique ao lado e escolha a unidade mais próxima.